DESTINAÇÃO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS
Para diminuir a contaminação do meio ambiente e o risco para a saúde das pessoas a Coperboa procura sempre dar a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos.
A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.
Durante vários anos, o Governo vem trabalhando em conjunto com a iniciativa privada num programa nacional para o destino final das embalagens, e hoje sabemos que os principais ensinamentos sobre o tema abordado têm surgido através de iniciativas da indústria e da participação voluntária de diversos segmentos da sociedade. As parcerias estabelecidas e os convênios firmados com empresas e entidades permitiram a implantação de diversas centrais de recebimento de embalagens no Brasil, que hoje ajudam a reduzir o número de embalagens abandonadas na lavoura, estradas e às margens de mananciais d’água. Atualmente o Brasil já recicla de forma controlada 20% das embalagens plásticas monocamadas (PEAD) que são comercializadas.
Com a experiência adquirida nestes anos e a necessidade de atendermos as exigências estabelecidas pela Lei Federal n.º 9.974 de 06/06/00 e Decreto n.º 3.550 de 27/07/00, a ANDEF e a ANDAV redigiram este manual de orientação para os revendedores a fim de facilitar o entendimento da nova legislação.
A nova legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante. O não cumprimento destas responsabilidades poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei de crimes ambientais (Lei 9.605 de 13/02/98), como multas e até pena de reclusão.
PREPARAÇÃO DAS EMBALAGENS
Embalagens Laváveis : São aquelas embalagens rígidas (plásticas, metálicas e de vidro) que acondicionam formulações líquidas de agrotóxicos para serem diluídas em água (de acordo com a norma técnica NBR-13.968).
Procedimentos para o Preparo e Movimentação das Embalagens:
Lavagem das embalagens:
a) Esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
b) Adicione água limpa à embalagem até ¼ do seu volume;
c) Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
d) Despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador;
e) Faça esta operação 3 vezes;
f) Inutilizar a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo;
g) as embalagens devem esta sem sobras de água da lavagem;
h) as embalagens devem estar DESTAMPADAS;
i) as tampas devem ser colocadas em um saco separado.
Embalagens rígidas não lavadas:
Que não utilizam água como veículo de pulverização: embalagens de produtos para tratamento de sementes, Ultra Baixo Volume - UBV e formulações oleosas;
a) As embalagens devem estar sem sobras de produtos;
b) As embalagens devem estar TAMPADAS.
Embalagens flexíveis:
Sacos ou saquinhos plásticos, de papel, metalizadas, mistas ou de outro material flexível;
a) As embalagens devem estar vazias (embalagens com sobras se produtos serão recusadas);
b) As embalagens flexíveis devem ser colocadas em um saco separado.
OUTRAS INSTRUÇÕES
a) As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas (abertas e empilhadas);
b) Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos;
c) Na devolução das embalagens deve ser levada uma relação com a contagem das mesmas. Por exemplo: quantas embalagens de 1 litro, quantas embalagens de 5 litros, quantos sacos flexíveis, quantas caixas de papelão.
LOCAL PARA COLETA DE EMBALAGENS
RODOVIA BR 282 , KM 349, CEP: 86.620-000 CAMPOS NOVOS/SC Sentido Joaçaba
Horário de Recebimento:
Manhã: das 08:00 as 11:30
Tarde: das 13:30 as 17:15
Para entrega de cargas em caminhões faça seu agendamento pelos telefones:
49 3544-0221 / 9912-3699
Ou pelo e-mail: campos.novos@embalagensvazias.org.br