Descrição
O gênero é composto por aproximadamente 450 espécies. As espécies de Avena mais cultivadas são Avena sativa e Avena bryzantina. A aveia é considerada pelos nutricionistas um cereal muito nutritivo, por possuir cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol, e sua manutenção de níveis adequados.
Existem estudos que sugerem que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a constipação.
É bom lembrar que além desse aspecto, a cultura da aveia possui outra característica de grande importância na ocupação de terra utilizadas com culturas anuais como milho, sorgo, melancia e mandioca, que ficariam improdutivas durante o inverno e que podem passar a produzir durante todo o ano, contribuindo para a intensificação da produção. Trabalhos realizados demonstram que a aveia é uma excelente coadjuvante na reforma de pastagens, proporcionando um estabelecimento vigoroso da pastagem.