História
Na década de 90, um grupo de agricultores, produtores da região da Boa Esperança, se depararam com a dificuldade de entregar a sua produção, onde os mesmos faziam cerca de 30 quilômetros para efetuar a entrega na cidade de Campos Novos, SC.
Com esta dificuldade, se viu a oportunidade de criar um local para armazenar esses grãos e facilitar a logística entre o campo e a cooperativa.
No ano de 1999, esse projeto saiu do papel! No dia 20 de julho, na casa de José Rigo (sócio-fundador da Coperboa), ao redor de um fogão a lenha em uma noite fria de inverno, deu-se início a constituição. Um grupo de 23 produtores deram origem a COPERBOA – Cooperativa Agropecuária Boa Esperancense, localizada estrategicamente em uma região essencialmente agrícola, com excelente vocação para produção de sementes de qualidade superior devido ao seu clima e localização privilegiados, permitindo assim, que o agricultor pudesse entregar a sua produção, comprar insumos e defensivos agrícolas e ter atendimento técnico a campo, possibilitando aos associados oportunidades de negócios.
Inicialmente foi construído uma unidade apenas para o recebimento e armazenamento de grãos com capacidade de 120 mil sacas.
A capacidade de recebimento e armazenamento passou para 240 mil sacas e foi construído um barracão para depósito de defensivos.
Foi construída a primeira UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) e mais um barracão de 3.000m².
28 de agosto de 2006 surgiu a SEMENTES COPERBOA e com ela o início da produção de sementes de trigo e feijão, com aproximadamente 4 mil sacos de trigo e 1.600 sacos de feijão produzidos.
Foi implantado o manual de procedimentos visando a implantação do sistema de certificação própria. Ampliação com 2 silos, passando a capacidade de recebimento para 360 mil sacas. Primeira safra de soja 2007/2008 com 3 mil sacos de soja de 03 cultivares. Neste ano de 2007, foi quando a Sementes Coperboa começou a produzir sementes de soja.
Ampliação com instalação de mais um secador com 120t/h e dois silos com capacidade de armazenamento de 480 mil sacas.
Ampliação com novas estruturas, como: barracão de 3.200m², moegas, silos e 2ª UBS, aumentando assim a capacidade de recebimento para 530 mil sacas.
Foi construía a primeira filial da COPERBOA, localizada na cidade de Frei Rogério/SC, com capacidade de armazenagem de 20 mil sacas, iniciando o recebimento da primeira safra no ano de 2014. Na COPERBOA matriz, em Campos Novos/SC, foi implantado mais 5 silos pulmão, evoluindo para 10 mil sacas para sementes.
Iniciou o tratamento de sementes industrial (TSI), fato que gerou a aquisição de equipamentos qualificados para este procedimento, além do aumento na estrutura com a ampliação do barracão.
Ampliação da filial de Frei Rogério, passando sua capacidade para 140 mil sacas. Neste ano, foi construído também um barracão de 1.000m² para armazenagem dos defensivos.
Ampliação com 2 silos pulmões na COPERBOA matriz, passando a capacidade de armazenagem para 550 mil sacas.
Ampliação do barracão com mais 2.100 m²
Início das construções para a ampliação da COPERBOA matriz, contando com: 8 novos silos com capacidade de 15 mil sacas cada, 02 pré-limpezas, 02 moegas, 05 elevadores 240 t/h e 01 barracão de 500m².