Na última quarta-feira dia 18 de outubro, os Engenheiros Agrônomos da COPERBOA, participaram do Dia de Campo BIOTRIGO Genética em Passo Fundo – RS.
A safra de trigo 2023, trouxe um ano de muitos desafios para o produtor em virtude de um clima adverso em função de estarmos passado por um ano de El Niño onde as precipitações pluviométricas ultrapassaram seus 200 mm no mês de setembro e mais de 500 mm no mês de outubro, muito além da média histórica para esses meses em Campos Novos -SC, período esse que a grande maioria dos trigos passavam pela fase de florescimento.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Gustavo, as temperaturas mais elevadas, junto com períodos de molhamento superior a 8 horas favoreceram o aparecimento de várias doenças, como giberela, bacteriose e uma doença mais incomum para o estado Catarinense, como a Brusone, doença essa encontrada em regiões mais quentes.
No dia de campo da BIOTRIGO Genética conseguimos extrair várias informações e conhecimento, em virtude de vários trabalhos desenvolvidos pela mesma. O principal foi a parte genética, novas cultivares com expressivo ganho no controle de doenças e estabilidade em anos como esse mais difíceis para os produtores de trigo, também podemos conferir um trabalho de plantabilidade importantíssimo, mesmo nas culturas de inverno, existe um ganho muito expressivo na qualidade de plantio, e estabelecimento da cultura quando comparamos velocidade de plantio e profundidade destacou Gustavo.
A COPERBOA, apoia o conhecimento de seus técnicos em busca de novos conhecimentos para repassar a seus assistidos e assim melhorar cada vez mais suas produtividades e lucratividades. Dúvidas procure o departamento técnico da COPERBOA.